5 FACILITANDO A DESMONTAGEM



Facilitar a montagem/desmontagem significa aumentar o grau de manufaturabilidade associado às conexões entre materiais, componentes e sub-sistemas.
Este princípio do design sustentável pode viabilizar o compartilhamento do produto ou de suas partes; pode permitir a extensão da vida de parte de um produto específico aumentando o tempo de vida do conjunto e também facilita no processo de reciclagem/re-uso dos objetos.


O design para a montagem/desmontagem - D4A/D - também pode ser definido como uma estratégia bem estruturada, cuja importância baseia-se em que, ao facilitar a separação de partes e materiais, se facilita também reparos, manutenções, atualizações e a própria reciclagem e extensão da vida dos materiais (JOVANE; 2005; MANZINI; VEZZOLI, 2005).
Um produto e seu respectivo processo produtivo podem ser entendidos como composto por materiais, componentes e subsistemas, sendo estes últimos definidos como a associação de componentes para realização de uma função requerida pelo usuário (FERGUSON, 1989).

Conexão, Conectividade e Manufaturabilidade
A interface entre componentes e sub-sistemas é chamada de conexão sendo que a conectividade é o grau de manufaturabilidade associado com uma dada conexão.
Manufaturabiliade é como o grau de facilidade com que algo pode ser fabricado (CONCÍLIO & ABIKO, 1998). É também definida como a propriedade que caracteriza um certo método, processo ou sistema produtivo e que exprime a aptidão que ele tem de ser executado” (SABBATTINI, 1989).


Taxonomias
Intercambialidade
é a possibilidade de permuta entre os diferentes materiais, componentes e sub-partes (FERGUSON, 1989)
Padronização
É a uniformização do produto e, também, de suas conexões.
Entropia
É o desmembramento de um produto no efeito cascata de um produto partindo de grandes conjuntos a pequenos conjuntos.
Danificação das partes
É necessário prever a danificação de partes no processo de desmontagem. Ex. Ferrugem de parafusos.
Produto único
É a pré definição das partes a serem desmontadas com a programação de retorno à fabrica de origem.
Mix e produtos
São produtos cuja desmontagem para reciclagem, requer a participação de diversos atores.
Paralelismo
Quando se utiliza uma única operação para desmembrar diversas partes.
Desmontagem Automatizada
Utilização dos mesmos princípios de uma linha de montagem para realizar o processo inverso: a desmontagem.
Flexibilidade
Atualização do produto, acompanhando a introdução de novas tecnologias e tendência.
Adaptabilidade
Adaptabilidade às diversas variações que ocorrem durante o ciclo de vida do produto. 


Critérios de Projeto
















Inspirações


EMBALAGEM "ACORDEÃO" - Projeto dos designers Liu Yi, Jiang Yuning e Luo Jing, a "embalagem acordeão" permite que ela seja compactada em um volume significativo implicando não somente na relação com o consumidor mas também nos processos de logística e armazenagem do produto. É uma embalagem que permite fácil montagem e desmontagem quando necessário.
Fonte: http://www.designatento.com/design-grafico/embalagens/accordion-package.html




CAIXAS PLÁSTICAS - As caixas plásticas são dobráveis e empilháveis, podendo ser utilizadas para diversas aplicações. Facilitam a logística no transporte e armazenamento de peças e produtos em geral. Além de fácil montagem e desmontagem, estas embalagens são reutilizáveis.
Fonte: http://abelt-portal-de-produtos-plasticos.blogspot.com/2010/12/caixa-plastica-dobravel-desmontavel.html






 Aplicação em um supermercado de Porto




EMBALAGEM BENTÔ:  Esta bandeja foi desenvolvida para o restaurante (inspirada no conceito bentô - tradicional bandeja japonesa). A embalagem tem bases de papelão rígido dobrado várias vezes. Para descartar, é fácil desmontar e não tem cola, o que facilita a reciclagem. Para separar as porções de comida, criaram compartimentos de plástico feito a partir de garrafas PET que podem ser reuitizados ou reciclados. O projeto venceu o prêmio IDEA Brasil de melhor design em embalagens em 2010.
Fonte: http://www.3minovacao.com.br/2011/02/24/design-de-embalagem-para-fast-food-e-inspirado-em-bento-japones/