equipe

Prof. Aguinaldo Santos





Professor at the Design Department, Federal University of Paraná (UFPR), Brazil; coordinator of the Design & Sustainability Research Center at UFPR; vice-Coordinator of the Design Postgraduate Programa and supervisor at the Civil Construction Postgraduate Program at UFPR; Head of the Brazilian Network on Design & Sustainability






Carolina Daros





Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Bolsista Capes-PPGDesign; Pesquisadora do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Designer Gráfico pela UTFPR; MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (UTP). Área de interesse: Design de Serviço, comportamento do consumidor, inovação em serviço.
(carolinadaros@gmail.com)




Estefanie Schuster




Mestranda do Programa de Pós-graduação em Design - UFPR; Linha de pesquisa: Design de sistemas de produção e utilização ; Designer de Móveis pela UTFPR ; Bolsista Capes-Reuni; Pesquisadora em Sustentabilidade, Gestão do Design e Produção Moveleira
E-mail: projetos.emsc@gmail.com






Fernanda Pozza






Designer gráfico; Pós-graduada em Marketing; Docente no Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville (Univille), para as disciplinas de Fotografia e Projeto de Identidade de Marca e Embalagem; Estudante do Programa de Mestrado em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa de Design da Informação.
fepozza@gmail.com





Henrique Serbena






Mestrando do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Bolsista Proeng; Pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Designer de Produto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Área de interesse: Sistemas Produto/Serviço. (henriqueserbena@gmail.com)








Helder Filipov








Designer da área de Advanced Design da Whirlpool Latin América. Idealizador e responsável pela parceria Whirlpool - UFPR, iniciada em 2010.






Ivana Marques Rosa

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Bolsista Capes-Reuni; Pesquisadora do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Designer de Produto pela Universidade Positivo (UP-PR); Especialista em Ecodesign pela UP-PR. Área de interesse: Dimensão Econômica da Sustentabilidade. (ivanamarquess@gmail.com)


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5569715973110795




Rosinéia Santos


Especializada em Comunicação Audiovisual e Editoração de Materiais Didáticos. Possui graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Atualmente é designer e fotógrafa na Sem Fronteiras - Tecnologia Educacional. Tem experiência na área de Editoração e Edição de Revista, organização de Eventos e Animação de Materiais Didáticos.  Área de Interesse: Design da Informação e Ludic Learning,
aluna ouvinte do Programa de Mestrado em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). (rosidesigner@gmail.com)








Vanessa Weiss Roncalio



Especialista  em Linguagens Visuais Contemporâneas e graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Artes, com produção artística em gravura, pintura, desenho, fotografia e multimeios. Participou de exposições no Brasil e no exterior. Atua também na área de moda e acessórios, tendo experiência de trabalho e cursos neste setor; dentre estes: curso de design de bolsas no London College of Fashion e estágio com a estilista britânica Allison Lloyd da empresa Ally Capellino. Áreas de interesse: design de acessórios e design de superfície. (vroncalio@yahoo.com)