Extensão do Ciclo de vida dos Materiais
Estender o Ciclo de vida dos materiais, é fazer com que estes vivam por mais tempo, ou seja, que durem mais que os produtos que o compõem. Para isso, existem dois processos fundamentais (Manzini e Vezzoli, 2008):
- Reprocessamento: transformar em matéria-prima secundária;
- Incinerar: recuperar o seu conteúdo energético.
Vale ressaltar que quando a matéria-prima secundária é utilizada para a fabricação de novos produtos, denomina-se reciclagem. Outro caso, é quando a matéria-prima secundária é um composto orgânico ou mineral e pode ser utilizado como fertilizante. A vantagem ambiental para este casos é que podemos evitar o impacto ambiental ao evitar o desperdício desses materiais no ambiente e esta matéria-prima secundária serve como recurso para a produção de novos produtos ou para a produção de energia.
De acordo com Manzini e Vezzoli (2008), deve-se avaliar a melhor solução, pois o processo de reciclagem também tem seu impacto ambiental (recolha, separação, desmontagem, limpeza, extrusão, energia gasta, transporte, armazenamento, etc), bem como a incineração, pois este processo produz fumaça e emissão de gases. Algumas aspectos devem ser considerados ao projetarmos produtos como, por exemplo, o ciclo de vida completo do produto, além das linhas guias citadas abaixo (Manzini e Vezzli, 2008):
- Escolher materiais com tecnologia de reciclagem eficiente.
- Facilitar o recolhimento e o transporte após o uso: projetar a embalagem considerando a facilidade de compactação dos materiais a serem eliminados e escolher materiais leves. Também deve-se fornecer informações ao usuário/consumidor sobre como descartar a embalagem.
- Identificar os materiais: este critério diz respeito a escolha de materiais compatíveis e com uma tecnologia de reciclagem mais eficiente.
- Minimizar o número de materiais incompatíveis entre si: se possível projetar embalagem com um único material ou utilizar materiais compatíveis entre si, o mesmo deve ser aplicado aos componentes que devam ser unidos. - Facilitar a separação dos materiais incompatíveis entre si.
- Facilitar a limpeza / combustão / compostagem: evitar adesivos ou escolher materiais compatíveis, ou ainda, que possam ser reciclados. No caso de embalagens termofixas optar pela pigmentação e não sua pintura.
Inspirações
Embalagens Biopack
As embalagens Biopack são feitas de bagaço de cana, que é um dos subprodutos da indústria da cana-de-açúcar, portanto uma matéria-prima que além de ser um resíduo é de fonte renovável.
Tratam-se de embalagens biologicamente degradáveis, recicláveis e compostáveis. Devido às suas propriedades, elas podem ser usadas para várias aplicações.
O uso de um resíduo industrial como matéria-prima é um diferencial em relação à outros produtores que utilizam para suas embalagens ecológicas matérias-primas que iriam resultar em desmatamento ou competição por área de plantio de alimentos ou combustíveis de fontes renováveis.
Luminária Eco Friendly - Lâmpada Ciclus
A embalagem para vinhos é feita com resíduos de madeira é uma criação do Estúdio de Design Ciclus, a é caixa reutilizável e se transforma em luminária. A embalagem que foi feita para efeito de marketing promocional e se utiliza do conceito de design ecológico, foi encomendada por uma empresa especialista em tratamento de resíduos. A embalagem ganhou o prêmio Idea Bronse award 2009.
http://www.vizeer.com/modern-eco-friendly-lamp-from-reusable-wine-box-ciclus-lamp
A Hangerpack é uma embalagem para camiseta ecológica. Sendo 3 em 1 ao oferecer uma embalagem mais resistente para transporte, de material fácil de reciclar e multi-funcionalidade. Seu design foi pensado para que a roupa não sofra amassamentos. A embalagem vem com uma manual de instruções que ensina transforma o pacote em cabide.
http://dornob.com/shipping-eco-friendly-products-in-multifunctional-packages/
Despertador
A embalagem do despertador funciona como display, feito de embalagens recicláveis. Os vincos da embalagem são projetados para que haja um rebatimento e o uso como display
Suporte para superfícies quente
O suporte projetado pelo Studio de Design Ciclus possui o conceito de extensão do ciclo de vida do produto. O produto de uso doméstico serve como suporte para panelas.Sua estrutura consiste na composição de rolhas de vinhos em um tablado de aço. O escritório de design vende o produto para empresas como argumento de marketing promocional.
O Blog Jayce-o-Yesta possui inúmeros cases de emabalagens ecológicas a serem explorados. O site aborda ainda outras temáticas como tipografia, layout, cores e fontes.
Biblioteca de caixa de cerveja
Localizado em um distrito humilde de Magdeburgo, no Estado de Brandemburgo, o centro cultural ao ar livre conta com uma biblioteca, um palco para shows e peças de teatro, e uma grande área verde. Construído com mil caixas de cerveja, esse exemplo demonstra o princípio da “extensão do ciclo de vida dos materiais”, já que prolonga o uso dessas caixas, permitindo um novo uso para esse material.
O eBay lançou um projeto que visa a reutilização das suas caixas por até cinco vezes. Para estimular o reuso foi desenvolvida uma embalagem desmontável, com estampas. O responsável pelo projeto gráfico é o estúdio de design Office, de San Francisco. Na parte de dentro da caixa há campos para preencher e contar um pouco sobre a trajetória da caixa, ou seja, por onde passou antes. O projeto é um piloto no qual serão lançadas 100 mil destas caixas, em 3 diferentes tamanhos, conforme mostra a foto abaixo.
Fonte: http://eideias.nu/ |
Filme compostável
A empresa holandesa Amigos International selecionou NatureFlex™ NK, filme compostável de alta barreira, para embalar a sua linha de chocolates orgânicos Ananda, do Equador. O material utilizado é feito à base de celulose derivada de polpa de madeira renovável, portanto, é biodegradável e compostável, além de evitar a umidade. O bom condicionamento do produto, promovido pelo material da embalagem, possibilita a extensão da validade dos chocolates.
O NatureFlex™ ainda possui vantagens, como propriedades aderentes e anti-estáticas, alto grau de brilho e transparência, resistência à óleo e gordura, boa barreira contra gases e aromas e uma ampla faixa de selagem por calor.
Fonte: http://www.packagingessentials.com/2010/02/02/high-barrier-compostable-packaging-film-increases-chocolate’s-shelf-life/ |
Bentô para reuso e reciclagem
Empresários de um restaurante japonês do Rio de Janeiro implantou em suas entregas uma embalagem baseada no conceito de bentô, que é uma tradição japonesa, uma bandeja em que a comida vem dividida em porções.
O bentô japonês é em geral quadrado e tem divisões. Pratos quentes vão de um lado, molhos e temperos de outro e sushis em outro compartimento separado. Dessa maneira as refeições do restaurante eram entregues em embalagem única. A bandeja criada para o restaurante, então chamado Bentô, tem bases de papelão duro dobradas várias vezes. O desmonte é fácil, facilitando o descarte e a reciclagem. Não foi utilizada cola nem nada que impeça a reutilização. Os compartimentos separadores da comida são feitos de plástico, a partir de garrafas PET. Portanto, são recicláveis e podem ser reutilizados.
O projeto venceu o prêmio IDEA Brasil de melhor design em embalagens em 2010.
Fonte: http://www.3minovacao. |
Perfume que vira flor
O perfume Organic é totalmente produzido com ingredientes botânicos orgânicos e envasados manualmente e pequenos frascos para que mantenham a pureza. O produto não contém solventes, derivados de petróleo, álcool, pesticidas, corantes e nem mesmo químicos sintéticos. A embalagem secundária do perfume contém semente de flor para que a caixa, então, possa ser plantada ao invés de ser jogada fora, de modo a reduzir o lixo proveniente de embalagens.
Fonte: https://aperfumeorganic.com/ |
Sistema LEGALE (mobiliário residencial), feito a partir de refugos de produção,possui um design prático e moderno. Com estrutura modular é possível realizar diversas configurações. Produto ganhador do If Award 2011 e Planeta Casa 2010. Projeto de autoria do designer Paulo Dias.
Fonte: http://www.bortolini.com.br/noticias.php?noticia=21
Au septirme miel
São tabletes hexagonais de mel, utilizados para açucar chás, leites e outras bebidas. Desenvolvido pela designer Anne Marie Brouilette. A embalagem acomoda 7 tabletes espetados por um palito, permitindo que o produto seja descartado individualmente.
Fonte: http://designdeembalagemfaimi.wordpress.com/2011/04/
Bumbbel
A embalagem do suco pode ser utilizada como halteres para a realização de atividade física.
Embalagem fone Philis
A embalagem deste fone é um squezze.
Tang
A embalagem de Tang rígida serve como refil. Assim, o usuário completa com o suco em pó.
Fonte: http://www.bortolini.com.br/noticias.php?noticia=21
360 Paper Bottle
Produzida a partir de papel reciclado, esta garrafa é 100% reaproveitável en ão possui problemas de armazenamento.
Fonte: http://designdeembalagemfaimi.wordpress.com/2011/04/
Au septirme miel
São tabletes hexagonais de mel, utilizados para açucar chás, leites e outras bebidas. Desenvolvido pela designer Anne Marie Brouilette. A embalagem acomoda 7 tabletes espetados por um palito, permitindo que o produto seja descartado individualmente.
Fonte: http://designdeembalagemfaimi.wordpress.com/2011/04/
Bumbbel
A embalagem do suco pode ser utilizada como halteres para a realização de atividade física.
Coconut Water
A água de coco é armazenada dentro de um saquinho e a casca do coco é utilizada como embalagem.
Embalagem fone Philis
A embalagem deste fone é um squezze.
Tang
A embalagem de Tang rígida serve como refil. Assim, o usuário completa com o suco em pó.